Cabeçalho 2

Dicionário de Ciências Ocultas

 Esta Página está em Construção!
Os termos e os artigos são melhorados constantemente, visite sempre para ver a evolução.
Acesse também o Dicionário de Mitologia.










Abel: Abel é uma personagem bíblico, segundo filho de Adão e Eva, morto por seu irmão Caim. O significado de seu nome é, provavelmente, algo como fôlego, ou vapor, ou simplesmente nada. Algo considerável perecível, como se fosse um pré-aviso de seu destino, morto ainda bem jovem.  Nome hebraico ou grego: הבל

Acultomancia: Adivinhação por meio do uso de agulhas.

Adão: Adão é uma personagem bíblico que teria sido o primeiro homem, segundo a tradição judaico-cristã marido de Eva, feito de barro por Deus.

Adivinhação: Ato ou esforço de predizer coisas distantes no tempo e no espaço, especialmente o resultado incerto das atividades humanas. A adivinhação busca determinar o significado ou as causas ocultas dos acontecimentos, predizendo às vezes o futuro, por meio de práticas variadas.

Aeromancia: Adivinhação pelos fenômenos aéreos.

Alectoromancia: A arte de adivinhar por meio de um galo, que ia comendo os grãos de milho postos sobre letras, formando palavras.

Aleuromancia: É um meio de adivinhação através da farinha.

Aleluia: Aleluia é uma transliteração do hebraico הַלְלוּיָהּ Halləluya ou Halləlûyāh - Lendo-se da direita para a esquerda, como se faz em hebraico) a primeira parte da palavra Hallelu(הַלְּלוּ) significa "Louvem! Adorem!" ou "Elogio"; a segunda parte da palavra é Yah (Jah) (יָהּ), uma forma abreviada do nome de Deus, Javé. Yah ou Jah constitui a primeira metade do Tetragramaהוהי,(YHWH, IHVH, JHVH), o nome do Deus da Bíblia, pronunciado em português como Iawé ou Javé. Yah escreve-se com as letras yod (י) e he (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico. Portanto, aleluia significa "Louvem Deus Javé", ou "Adorem Deus Javé", ou "Elogio Deus Javé".

Alfitomancia: Adivinhação muito antiga por feita por meio do pão de cevada.

Amniomancia: Arte de adivinhar através da membrana que cobre algumas vezes a cabeça dos recém-nascidos.
   

Alomancia: Adivinhação pelo uso do sal.

Apatomancia: Adivinhação por meio das coisas que se vêem na hora. A este gênero de adivinhação pertencem os presságios, fundados no encontro de uma lebre, a passagem de uma águia no ar etc.

Alquimia: Alquimia é uma prática antiga que combina elementos de Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião. Existem quatro objetivos principais na sua prática. Um deles seria a transmutação dos meta-metais inferiores ao ouro, o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, um remédio que curaria todas as coisas e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Ambos os objetivos poderiam ser notas ao obter a pedra filosofal, uma substância mística. O terceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculus. O quarto objetivo era fazer com que a realeza conseguisse enriquecer mais rapidamente. É reconhecido que, apesar de não ter caráter científico, a alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela química. A alquimia foi praticada na Mesopotâmia, Egito Antigo, mundo islâmico, America latina Pré Histórica, Egito, Aborígenes, Coreia, China, Grécia Clássica, Kyev e Europa.

Astrologia
: A Astrologia (do grego astron, "astros", "estrelas", "corpos celestes", e logos, "palavra", "estudo") é uma crença segundo a qual as posições relativas dos corpos celestes podem prover informação sobre a personalidade, as relações humanas, e outros assuntos mundanos. É, como tal, uma atividade divinatória. Um praticante de Astrologia é chamado astrólogo.

Aquário (Signo): Aquário é o décimo primeiro signo astrológico do zodíaco, situado entre Capricórnio e Peixes e associado à constelação de Aquarius. Seu símbolo é o aguadouro. Forma com Gêmeos e Libra a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Leão e Escorpião. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os aquarianos são as pessoas nascidas entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro. Símbolo : ♒.

Áries (Signo): Áries ou Carneiro é o primeiro signo astrológico do zodíaco, situado entre Peixes e Touro e associado à constelação de Aries. Seu símbolo é um carneiro. Forma com Leão e Sagitário a triplicidade dos signos do Fogo. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Câncer/Caranguejo, Libra/Balança e Capricórnio. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os arianos/carneiros são as pessoas nascidas entre 21 de Março e 20 de Abril. Símbolo : ♈.

Armilus: ( hebraico: ארמילוס) (Armilos também escrito e Armilius) é uma anti-Messias figura no final de período de Escatologia judaica, comparável ao cristão o Anticristo e muçulmanos Dajjal, que vai conquistar Jerusalém e perseguir os judeus até o seu final, derrota nas mãos de Deus ou o verdadeiro Messias. Sua destruição inevitável simboliza a vitória final do mal sobre o bem na era messiânica .

Amuleto: Amuleto é um objeto que um individuo acredita que pode trazer sorte, proteção, prosperidade entre outras coisas. Está muito vinculado ao imaginário popular. Muitos indivíduos costumam ter seu amuleto da sorte como algo que garante sucesso, ou imune a determinadas situações. É geralmente dado como presente por uma pessoa ou entidade de grande importância para o recebedor, um amuleto pode ser criado por um magista também. Existe milhares de tipos de amuletos para diversas culturas.

Ankh: Ankh, (Pronuncia-se Anak) conhecida também como cruz ansata, era na escrita hieroglífica egípcia o símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios a usavam para indicar a vida após a morte.

Atlântida: Atlântida ou Atlantis (em grego, Ἀτλαντίς - "ilha de Atlas") é uma lendária ilha ou continente cuja primeira menção conhecida remonta a Platão em suas obras "Timeu ou a Natureza" e "Crítias ou a Atlântida".
Nos contos de Platão, Atlântida era uma potência naval localizada "na frente das Colunas de Hércules", que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e África 9.000 anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 a.C.. Após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlântida afundou no oceano "em um único dia e noite de infortúnio".
Estudiosos disputam se e como a história ou conto de Platão foi inspirada por antigas tradições. Alguns pesquisadores argumentam que Platão criou a história mediante memórias de eventos antigos como a erupção de Thera ou a guerra de Tróia, enquanto outros insistem que ele teve inspiração em acontecimentos contemporâneos, como a destruição de Helique em 373 a.C. ou a fracassada invasão ateniense da Sicília em 415–413 a.C..
Atualmente Atlântida é vista por alguns esotéricos como um local onde a população possuía conhecimentos avançados em magia e ciência, porém conforme pesquisas arqueológicas são feitas mais fantasiosa se torna a lenda da Atlântida como um paraíso super avançado.



Bibliomancia: Bibliomancia é um sistema divinatório que consiste em repassar as folhas de uma Bíblia com uma agulha de ouro e tomar a primeira palavra escrita na página que fique a descoberto.
Também é feito foleando o livro e interpretando a primeira palavra que se ver.

Belomancia: Adivinhação através de flechas, muito usada por todos os povos da antiguidade. Dificilmente se empreendia uma expedição guerreira sem antes consultar os augúrios belomânticos. Na atualidade o processo ainda é usado pelos árabes, que empregam três flechas com três inscrições diferentes: colocadas num saco, a primeira que for tirada dá a resposta pedida. 

Benzedor
: Benzedor, Curador ou simplesmente Rezador é uma atividade, muitas vezes considerada curandeirismo, de curar uma pessoa doente, aplicando sobre ela gestos, em geral acompanhados por alguma erva com pretensos poderes sobrenaturais, ao tempo em que se aplica uma prece. Constitui-se num importante elemento da cultura popular do Brasil, e tem suas origens no sincretismo religioso.

Bíblia: Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro") é o texto religioso de valor sagrado para o Cristianismo, onde a interpretação religiosa do motivo da existência do homem na Terra sob a perspectiva judeia é narrada por humanos (mas considerada pela Igreja como divinamente inspirada).

Botonomancia: Adivinhação por meio dos ramos e folhas de verbena e outros vegetais que foram muito usados na antiguidade. Uma das maneiras mais usadas que chegou até nossos dias, e que ainda se pratica, consiste em observar a direção que as folhas das árvores tomam quando arrastadas pelo vento, deduzindo daí as respostas para o consulente.  

Brizomancia: Nome que se costuma dar à arte de interpretação dos sonhos. Vem de brizo, deusa do descanso natural.

Buda: Buda (sânscrito-devanagari: बुद्ध, transliterado Buddha, que significa Desperto, Iluminado, do radical Budh-, "despertar") é um título dado na filosofia budista àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se puseram a divulgar tal redescoberta aos demais seres. "A verdadeira natureza dos fenômenos", aqui, quer dizer o entendimento de que todos os fenômenos são impermanentes, insatisfatórios e impessoais. Tornando-se consciente dessas características da realidade, seria possível viver de maneira plena, livre dos condicionamentos mentais que causam a insatisfação, o descontentamento, o sofrimento.



Caduceu: O caduceu ou emblema de Hermes (Mercúrio) é um bastão em torno do qual se entrelaçam duas serpentes e cuja parte superior é adornada com asas. É um antigo símbolo, cuja imagem pode ser vista na taça do rei Gudea de Lagash, 2.600 anos a.C., e sobre as tábuas de pedra denominadas, na Índia, nagakals. Esotericamente, está associado ao equilíbrio moral, ao caminho de iniciação e ao caminho de ascensão da energia kundalini. A serpente da direita é chamada Od, que representa a vida livremente dirigida; a da esquerda Ob, vida fatal e o globo dourado no cimo Aur, que representa a luz equilibrada. Estas duas serpentes opostas figuram forças contrárias que podem se associar mas não se confundir. É frequentemente confundido com o símbolo da medicina, o bordão de Esculápio ou bastão de Asclépio.

Cafeomancia: Adivinhação por meio da borra do fundo da cafeteira.

Caibalion: Livro de autoria não divulgada que resume o pensamento hermético em Princípios: Princípio do Mentalismo ("O Universo é Mental", a Criação é realizada mentalmente), Princípio da Correspondência ("O que está em cima é o que está embaixo", a Criação ocorre em um padrão que se repete), Princípio da Vibração ("Tudo está em movimento" mesmo que sejam as partículas dos átomos que compõem tudo ao nosso redor, e não vemos), Princípio da Polaridade ("Tudo tem o seu Complemento", dia e noite, calor e frio, som e silêncio), Princípio de Ritmo ("Tudo tem fluxo e refluxo, sobe e desce", contração e expansão se compensam), Princípio de Causa e Efeito ("Toda Causa tem seu Efeito, nada escapa à Lei", onde a 3a Lei de Newton indica que toda força gera uma força oposta de igual intensidade) e o Princípio de Gênero ("O Gênero está em tudo", a energia feminina e a energia masculina se manifestam).

Cálice de Hígia: É um dos símbolos da farmácia. Hígia, filha de Asclépio e Epione, foi a deusa grega da saúde.

Câncer (Signo): Câncer ou Caranguejo é o quarto signo astrológico do zodíaco, situado entre Gêmeos /Gémeos e Leão e associado à constelação de Câncer. Seu símbolo é um caranguejo. Forma com Escorpião e Peixes a triplicidade dos signos da Água. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries / Carneiro, Libra / Balança e Capricórnio. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os cancerianos são as pessoas nascidas entre 21 de Junho e 21 de Julho. Símbolo: ♋ .

Capnomancia: Adivinhação por meio da fumaça. Por meio da queima algumas ervas mágicas e o augúrio era obtido pela observação da direção que tomava a fumaça.

Capricórnio (Signo): Capricórnio é o décimo signo astrológico do zodíaco, situado entre Sagitário e Aquário e associado à constelação de Capricornus. Seu símbolo é uma cabra. Forma com Touro e Virgem a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries, Câncer e Libra. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os capricornianos são as pessoas nascidas entre 22 de dezembro e 20 de janeiro. Símbolo: ♑.

Catroptomancia: Adivinhação que se pratica por uso dos espelhos.
  
Cartomancia: Meio de ver o futuro por meio de cartas.

Causinomancia: Adivinhação pelo uso do elemento fogo.

Cefalomancia: Emprega-se esta arte para um as dúvidas que caem sobre um suspeito de crime. Assava-se uma cabeça de asno sobre brasas evocando os gnomos em alta voz e perguntando se o suspeito era ou não culpado. Se as mandíbulas e a cabeça do asno permanecessem quietas, era indício de que o fato foi fortuito.

Ceraunoscopia: Método de adivinhação pela observação de raios e trovões.

Ceromancia: Adivinhação pela observação da cera virgem que após ser derretida endurece.

Chaomancia: Arte adivinhatória baseada nos sinais oferecidos pelo ar.

Cledonismancia: Sistema adivinhatório baseado nas frases que chegam primeiro aos nossos ouvidos, quando estamos preocupados com um assunto que nos parece duvidoso.

Cleidomancia: Sistema adivinhatório da qual se escreve-se o nome do suspeito num pedaço de papel e enrola-se numa chave que deve ficar pendurada por um pedaço de fita que sai das folhas de uma Bíblia. Uma virgem toma o livro nas mãos e o consultante grita em voz alta o nome escrito no papel. Se a chave girar, o fato suposto é real.

Cleromancia: Maneira de pressagiar que consiste em ajuntar numa caixinha diversas fichas pretas e brancas, ou dados. Lançados sobre uma mesa formam figuras a serem interpretadas.

Cosmo: Cosmo ou cosmos (do grego antigo κόσμος, transl. kósmos, "ordem", "organização","beleza","harmonia") é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo.O cosmo é a totalidade de todas as coisas deste Universo ordenado, desde as estrelas, até as partículas subatômicas. Pode ser estudado na Cosmologia. O astrônomo Carl Sagan define o termo cosmos como sendo "tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será".

Crianças índigo: Crianças índigo é uma teoria que afirma, que supostamente, uma nova geração de crianças com habilidades especiais estejam nascendo e que estariam trazendo uma "Nova Era" para a Humanidade. Essas crianças, segundo a teoria, teriam habilidades sociais mais refinadas, maior sensibilidade, desenvolvimento profundo de questões ético-morais e portariam personalidades peculiares que possibilitariam facilmente sua identificação em meio a outra crianças.
O tema, apesar de originalmente atravessar décadas, ganhou um novo estimulo nos últimos anos sendo divulgado pelo Espiritismo.
Embora farta literatura tenha sido publicada nos últimos anos, não há comprovação científica sobre o fenômeno, bem como o sistema de classificação "crianças índigo" e "crianças cristais" é rejeitado por conselhos de pediatria e especialistas em educação infantil. Cada ano nascem mais instituições para estudo e instrução de pais de supostas crianças índigo, inclusive no Brasil.  O nome índigo vem da idéia de que todas as crianças tem a aura da cor azul índigo.



Dactliomancia
: Traça-se sobre uma mesa um círculo ao redor do qual estejam escritas as letras do alfabeto. 0 consultante toma com sua mão esquerda um fio de seda que serve de prumo amarrado num anel previamente consagrado. Apóia-se o cotovelo na mesa, fora do círculo, faz-se a invocação das sílfides e formulam-se as perguntas que se quiser. Então o anel, segundo a vontade delas saltará de uma letra para outra formando as respostas oportunas.

Dafnomancia: Sabe-se que o loureiro é uma arvore sagrada e que produz efeitos semelhantes ao do ópio. A dafnomancia pode serf eita de dois modos. O primeiro consiste em dar a uma virgem folhas de louro para mastigar, a fim de se congraçar com os deuses, vindo estes, por seu intermédio, contestar as perguntas que forem feitas. O segundo consiste em lançar no fogo um ramo de loureiro, fazendo-se as perguntas ao mesmo tempo. Se as folhas se queimarem, é um resposta afirmativa, o contrário é uma negação.

Darma
: Darma (em sânscrito: धर्म, transl. Dharma; em páli: धम्म, transl. Dhamma) significa "Lei Natural" ou "Realidade". Com respeito ao seu significado espiritual, pode ser considerado como o "Caminho para a Verdade Superior". O darma é a base das filosofias, crenças e práticas que se originaram na Índia.

Dinastia: Dinastia (do latim dynastés,ae adaptado do grego dunástés,ou "senhor, soberano", derivado do verbo dúnamai 'poder, ter força') é uma sucessão de soberanos, pertencentes à mesma família, por diversas gerações (ex:dinastia dos Capetíngios). Uma dinastia pode também ser chamada "Casa", a exemplo da Casa d'Áustria.
Em geral, a sucessão do soberano obedece à regra da primogenitura. A partir do primogênito, os demais membros da família do soberano fazem parte da linha sucessão, segundo o grau de parentesco. Nem sempre, porém, o parentesco precisa ser biológico: a dinastia romana dos Antoninos, por exemplo, era formada por filhos adotivos.

Divinação: Divinação  é o ato ou esforço de predizer coisas distantes no tempo e no espaço, especialmente o resultado incerto das atividades humanas. A divinação busca determinar o significado ou as causas ocultas dos acontecimentos, predizendo às vezes o futuro, por meio de práticas variadas.

Domovoi: Domovoi ou domovoy ( russo : домовой, literalmente, "ele da casa") é um espírito casa no folclore eslavo . A forma plural em russo pode ser transliterado domoviye ou domovye (com acento na vogal após o v).
Domovye são masculinos, geralmente pequenos, de barba, e às vezes cobertos de pêlos por toda parte. De acordo com algumas tradições, domovye assumir a aparência dos proprietários atuais ou antigos da casa e tem uma barba grisalha, às vezes com caudas ou pequenos chifres. Há contos de vizinhos ver o dono da casa no quintal quando na verdade o verdadeiro dono está dormindo na cama. Também foi dito que domovye pode assumir a aparência de gatos ou cães , mas relatos deste são menos mencionados hoje. Outras histórias ou dar-lhes aparência completamente monstruoso.
As ações executadas por um domovoi lembram vagamente (mas não estão limitados a) as de poltergeists e não são necessariamente prejudiciais.
Acredita-se que dizer a palavra "mestre" na frente de um domovoy que se mostra para a pessoa é um sinal de louvor para a criatura e um bom caminho para enfrentá-lo, mesmo para o chefe de família.

Dybbuk: Espírito errante do folclore judeu que possui a capacidade de tentar roubar o corpo dos vivos. Acreditava-se que pessoas com problemas mentais eram vítimas de um Dybbuk.




  
Ebó: Ebó é um termo africano, do iorubá, que tem várias acepções nos cultos africanos no Brasil, mas as acepções todas têm em comum o fato de tratar-se de uma oferenda, dedicada a algum orixá, podendo ou não envolver o sacrifício animal.

Ebô: Ebô, palavra oriunda do iorubá, consiste num alimento religioso e votivo para os orixás funfun (branco) Oxalá, dentro das religiões afro-brasileiras. É o milho branco cozido sem tempero e sem sal.

Eboiyá: Semelhante ao Ebô a diferença é que é a comida votiva para Iemanja , é feita com milho branco e azeite doce ou azeite de dendê dependendo da qualidade da Iemanjá, cebola ralada, pó de camarão e sal

Eromancia: Um dos seis sistemas de adivinhação que eram mais freqüentes entre os persas. Consiste no seguinte: o consultante tapa sua cabeça e rosto com um pano e segura nas mãos uma vasilha com água. Então formula seu desejo ou sua pergunta. Se a água lhe parecer que está fervendo, é prognóstico de que as coisas sairão bem.

Escorpião (Signo): Escorpião ou Scorpio é o oitavo signo astrológico do zodíaco, situado entre Libra e Sagitário e associado à constelação de Scorpius. Seu símbolo é um escorpião. Forma com Câncer e Peixes a triplicidade dos signos da Água. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Leão e Aquário. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os escorpianos são as pessoas nascidas entre 23 de outubro e 21 de novembro. Símbolo : ♏



Filosofia: Filosofia (φιλοσοφία) é uma palavra que deriva do grego e resulta da união de outras duas palavras: philia (φιλία), que significa "amizade", "amor" e "sophia" (σοφία), que significa "sabedoria", "conhecimento". De "sophia" decorre a palavra "sophos" (σοφός), que significa "sábio", "instruído". Assim, o "filósofo" seria aquele que ama e busca "a sabedoria"; que é "amigo da sabedoria".
A tradição atribui ao filósofo Pitágoras de Samos a criação da palavra. São muitas, entretanto, as discussões sobre sua definição e seu objeto específico.
 

Fisiogonomia: Adivinhação feita de acordo com as formas de um rosto.



G.:A.:D.:U.: : Abreviação de Grande Arquiteto do Universo, modo que os Maçons de referem a Deus.

Gastromancia: Adivinhação por meio do estômago. Na Idade Média, alguns feiticeiros conheceram a arte de evocar os demônios e fazê-los penetrar em seu estômago, de onde respondiam às perguntas formuladas, sem que o endemoniado movesse os lábios.
Essa prática ainda é comum em algumas aldeias pelo mundo, porém o processo é feito com tripas de animais, por exemplo de uma cabra.

Gêmeos(Signo): Gêmeos  ou Gémeos, ou ainda Gemini, é o terceiro signo astrológico do zodíaco, situado entre Touro e Câncer/Caranguejo e associado à constelação de Gemini. Seu símbolo é os irmãos gêmeos/gémeos. Forma com Libra/Balança e Aquário a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Virgem, Sagitário e Peixes. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os geminianos são as pessoas nascidas entre 21 de Maio e 20 de Junho. Símbolo : ♊.

Geomancia: Palavra composta por Geo, do grego, Terra, e por mancia, também do grego, manteia, adivinhação, ou divinação. Divinação, por sua vez, vem do latim divinale, divino. Ou seja, em sua origem, divinação, ou adivinhação, era algo associado à Divindade, que tudo sabia do passado, do presente e do futuro. Por isso, em seus primórdios, os resultados das práticas divinatórias e os oráculos eram considerados manifestações de divindades, que respondiam a questões que angustiavam seres humanos. Essas consultas aos deuses quase sempre eram realizadas em locais consagrados a uma divindade específica. A geomancia, que surgiu em tempos remotos, possivelmente tenha esse nome não apenas por interpretar marcas feitas no solo, na terra, mas por ser uma das formas de consulta à Divindade da Terra - ou Espírito da Terra. 

Geromancia: Esta adivinhação fundamentava-se no exame das vísceras das vítimas. Os que a praticavam eram chamados de arúspices, e o grande Cícero foi um dos que desempenharam esta função.

Glamour: Magia de Sedução da mitologia Beta e Celta, em outros casos uma magia de disfarce.

Grafologia: Sistema de conhecimentos pertencente ao quadro das ciências ocultas, que, pelo exame da forma de um escrito, deduz as tendências principais caráter e inclinações - do indivíduo que o fez.Para proceder assim, a arte grafológica se baseia ou se fundamenta no fato de que, gerando o pensamento da pessoa que escreve, movimentos fisiológicos mecânicos em seu organismo - em perfeita consonância com o seu modo de ser e de proceder -, a escritura, ou melhor, a materialização indelével do caráter do indivíduo, não pode deixar de refletir ao menos o estado psicológico da alma no momento em que escreve; é portanto um reflexo fiel dela.

Guna: Guna é, segundo a filosofia Samkhya, uma das três "tendências" — sattva, rajas e tamas — que caracterizam um comportamento, estado mental ou fenómeno natural.
    Sattva = ("ser", "existência" ou "entidade"), tem sido traduzido por equilíbrio, ordem e pureza. Este guna implica que uma pessoa com tendências sáttvicas tenha um estado mental positivo e coerente. Psicologicamente é afectuosa, calma, desperta, altruísta e lúcida. Tem grande amor pela meditação, filosofia e actividades espirituais.
    Rajas = (originalmente, "atmosfera, ar, firmamento") gera actividade. Este tipo de actividade é explicado pelo termo yogakshem. Yogakshem é composto por duas palavras: yoga e kshem. Yoga, neste contexto, significa adquirir algo que não se possui. Kshem significa perder algo que já se tem. Rajas é a força que cria desejos para adquirir coisas novas e temores de perder aquilo que já se tem. Estes desejos e medos conduzem à actividade. (Rajas não tem qualquer relação etimológica com a palavra raja.) As pessoas com tendências rajásicas são muito dinâmicas, egocêntricas, consumistas, ambiciosas, vaidosas, sempre preocupadas e inquietas, com fome de poder, riqueza e prestígio.
    Tamas  = (originalmente, "escuridão", "obscuridade") tem sido traduzido como inércia, negativo, letárgico, entorpecido ou lento. Geralmente, está associado à escuridão, à ilusão ou ignorância. Uma qualidade tamásica indica que uma pessoa tem um estado mental auto-destrutivo, caótico ou embotado. Essa pessoa dedica-se constantemente a actividades destrutivas, criminosas ou imorais, ou então é muito preguiçosa, pouco ambiciosa, passiva, ignorante e inconsciente, vivendo o dia-a-dia de modo banal, embrutecido e conformista.



Helleborus: Planta conhecida folcloricamente por ser usada para evocação de demônios.


Hidromancia: Adivinhação por meio da água. Suspendia-se um anel, amarrado na ponta de uma linha, sobre a vasilha com água. Se o anel se chocava várias vezes contra a parede do vaso, era sinal de que o consultante teria êxito na sua empresa. Outros processos também eram usados, como a observação do movimento do mar, dos rios e muitos outros.

Hocus Pocus
: Hocus Pocus é o nome de um encantamento utilizado por mágicos do século XVII (hocus pocus, tontus talontus, vade celerita jubes) com a função de criar um ar de mistério em suas perfomaces.
A origem do termo permanece obscura. Alguns acreditam que deriva da forma latina empregada na eucaristia católica romana, quando o sacerdote diz "hoc est corpus" (este é o corpo). Esta tese não é muito aceita, pois os mágicos não ousariam ofender a Igreja (na época bastante autoritária) usando o momento mais sagrado de sua celebração religiosa numa forma vulgar como truques de mágica. Há a teoria de que o "Hocus Pocus" teria se originado a partir do nome de um lendário mago italiano - Ochus Bochus. Uma tese que deve ser considerada é a de que o encantamento venha do galês hocea pwca (o truque do pwca).
O "Hocus Pocus" deixou seus vestígios na língua inglesa - a expressão passou a significar, no sentido mais amplo, truque ou fraude. Talvez seja também a raiz de uma outra palavra - hoax - que significa impostura.

Homúnculo: Homúnculo em latim "Homenzinho", seria uma espécie de homem artificial, porém bem pequenino, existem diversas receitas folclóricas ensinando a se criar um, por exemplo colocar sêmen humano em esterco de cavalo por 40 dias.
Possivelmente a lenda nasceu devido a imagens alquímicas com pequenos homens dentro de frascos que era desenhos usados para representar processos alquímicos






 

Ichtyomancia:  Antigo sistema de adivinhação baseado na interpretação de certos sinais observados nas entranhas dos peixes. O poeta Homero fala deste processo que caiu no esquecimento nos tempos de Roma.

Igreja: Igreja (do grego εκκλησία [ekklesia] e latim ecclesia) é uma instituição religiosa cristã separada do Estado. Cabe a igreja administrar o dinheiro do dízimo, construir templos, ordenar sacerdotes e muitas vezes mantê-los e repassar para seus crentes sua interpretação da Bíblia. Igreja também pode significar um templo cristão, por exemplo, a "Igreja de São Pedro" (refere-se ao templo dedicado ao São Pedro).











Kami: (japonês) espíritos (cultuados no Xintoísmo). Interferem nos eventos humanos. Os maus são chamados Majin.

Kuji-in: (japonês) meditação com sequência de nove mudras (gestos das mãos) acompanhados por nove mantras (sons emitidos): Rin-Pyō-Tō-Sha-Kai-Jin-Retsu-Zai-Zen.

Kingu: Kingu era um deus na mitologia Babilônica a quem Tiamat pretendia colocar como governante dos deuses. Quando Enki (Ea) aprisionou Apsu esposo de Tiamat, num eterno sono e roubo a glória de Mummu, Tiamat gerou Kingu e o tornou seu esposo com a intenção de torná-lo rei.



Lampadomancia: Adivinhação por meio das lâmpadas ou lamparinas, nas quais se observam o movimento, a forma e a cor da chama.

Lapis PhilosophorumLapis Philosophorum, Pedra Filososal em latim.

Lebanomancia: Os gregos e os romanos dedicavam-se a esta espécie de adivinhação, lançando certos perfumes em um braseiro colocado no altar da divindade que presidiria a operação. Brotava uma labareda mais ou menos densa, que ao levantar-se tomava formas análogas a certas coisas conhecidas, e cuja configuração determinava o conteúdo das palavras augurantes.

Lecanomancia: Maneira de predizer o futuro por meio da água, do ouro e de pedras preciosas. Num vaso de mármore, cheio de água e fixo num altar, o consultante colocava lâminas de ouro e pedras preciosas, nas quais tinha gravado antecipadamente caracteres mágicos como os do Zodíaco, ou signos planetários. Então, por meio do livro mágico, do qual recitava algumas palavras terríveis, obrigava os demônios a responder ao consultante. Do fundo da vasilha ouvia-se um silvo semelhante ao de uma serpente.

Litomancia: Adivinhação por meio de pedras que se obtém fazendo com que batam umas contra as outras para deduzir sinais pela intensidade e timbre do som.

Leão (Signo): Leão ou Leo é o quinto signo astrológico do zodíaco, situado entre Câncer/Caranguejo e Virgem e associado à constelação de Leo. Seu símbolo é um leão. Forma com Áries/Carneiro e Sagitário a triplicidade dos signos do Fogo. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Escorpião e Aquário. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os leoninos são as pessoas nascidas entre 22 de Julho e 22 de Agosto. Símbolo : ♌

Lemúria: Lemúria é o nome de um suposto continente perdido, localizado no Oceano Índico ou no Oceano Pacífico. A ideia teve origem no século XIX, pela teoria geológica do Catastrofismo, mas desde então tem vindo a ser adotada por escritores do Oculto, assim como pelo povo Tâmil, da Índia. Relatos sobre a Lemúria diferem quanto à maioria dos pormenores. No entanto, todos partilham a crença comum de que o continente existiu na pré-história mas afundou no oceano devido a alterações geológicas. A maioria dos cientistas considera hoje continentes submergidos uma impossibilidade física, dado a teoria da Isostasia. No entanto a variação do nível médio dos mares ao longo das sucessivas idades do gelo tem inundado e exposto porções de terreno mais ou menos extensos. Estas variações das áreas expostas/inundadas poderão eventualmente ter perdurado na memória colectiva dos povos pela sabedoria acumulada ao longo de várias gerações.

Libra (Signo): Libra  ou Balança é o sétimo signo astrológico do zodíaco, situado entre Virgem e Escorpião e associado à constelação de Libra. Seu símbolo é uma balança. Forma com Gêmeos/Gémeos e Aquário a triplicidade dos signos do Ar. É também um dos quatro signos cardinais, juntamente com Áries/Carneiro, Câncer/Caranguejo e Capricórnio. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os librianos são as pessoas nascidas entre 23 de setembro e 22 de outubro. Símbolo : ♎









Milefólio: Planta da qual o caule era usado para fazer consultas no I-Ching.

Monge: Monge (feminino: monja) é uma pessoa devotada à vida monástica e clausural.
A tradição monástica está presente em várias religiões do mundo: budismo, jainismo, taoísmo, lamaísmo , cristianismo e anglicanismo são algumas das que têm seguidores que adotam a vida monástica.

Mosteiro: Moradia ou refugio do monge.

Moradas de Thoth: Nome dado para os 22 arcanos maiores do tarô e também para os 22 caminhos da árvore da vida.





N
Nairancia: Sistema árabe de adivinhação fundamentado nas interpretações obtidas de certos sinais e aspectos do Sol e da Lua.

Necromancia: Necromancia ou nicromancia é o processo da magia, considerada negra da qual se procura obter respostas dos mortos por meio de evocações dos mesmos. Também era comum o uso de corpos de pessoas falecidas. As pessoas que usam dessa prática são chamadas de necromantes.

Neteru: (egípcio faraônico, plural de "neter" deus, deusa) todos os deuses egípcios.

Nether: Espécie de ideia de inferno, terra subterrânea de chamas.



Oculomancia: Antigo modo de descobrir os autores de roubos e outros crimes baseado na maneira de olhar do suspeito.

Ocultismo: Ocultismo (em latim: occultus "clandestino, secreto, oculto") é um conjunto de teorias,estudos e práticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza, do Universo e da própria Humanidade como as capacidades latentes do homem.

Oenisticia: Adivinhação realizada interpretando o vôo das aves seguindo determinadas regras.

Ofidiomancia: Adivinhação por meio das serpentes, conforme a sua maneira de rastejar.

Oinomancia: Adivinhação por meio do vinho, segundo a qual se deduzem as profecias conforme os caracteres do seu sabor ao bebê-lo e outras circunstâncias especiais. Os persas usavam muito este processo.

Ololigmancia: Adivinhação que se praticava deduzindo-se os presságios através dos latidos dos cães. Atualmente não se usa.

Oneirocricia: Arte de interpretar os sonhos.

Onfalomancia:  Sistema de adivinhação por certos caracteres que o umbigo apresenta. As antigas parteiras eram as que mais usavam esta arte adivinhatória.

Onicomancia: Adivinhação por meio das unhas.

Onomancia
: Adivinhação baseada no estudo dos nomes das pessoas.

Ovomancia
: Adivinhação que se praticava quebrando um ovo na água. Conforme os desenhos formados pela clara, eram feitas as deduções e previsões.

Ornitomancia
: Adivinhação baseada no vôo, canto e chilrear das aves.

Ouija: Tabuleiro constituído de uma prancheta com o alfabeto, palavras como SIM e NÃO e outros símbolos. Usado para manter se comunicar com os espíritos. Ouija é marca registrada.

Olho de Hórus: Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa Proteção e Poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas, muito conhecido pois está na nota de dólar dos Estados Unidos.
Também é considerado o símbolo dos Illuminati.

Onmyōdō: O Onmyōdō ( também In'yōdō) é uma cosmologia esotérica tradicional do Japão, uma mistura de ciência natural e ocultismo. É baseado na filosofia chinesa de Wu Xing e Yin e Yang, introduzido no Japão no virar do século 6, e aceito como um prático sistema de adivinhação. Essas práticas foram mais influenciadas pelo Taoísmo, Budismo e Xintoísmo, e evoluiu para o onmyōdō de hoje em dia aproximadamente no século 7.
O Onmyōdō estava sob o controle do governo imperial e, posteriormente, da sua corte, a família Tsuchimikado, até meados do século 19, quando então se tornou proibido como superstição. As restrições foram abolidas e, a partir de 2006, qualquer pessoa pode estudar onmyōdō. Praticantes profissionais desta arte são chamados de onmyoji.

Orgonite: O Orgonite é geralmente é feito de resina, poder conter dentro dele limalha metálica e cristais.
Geralmente tem forma circular ou de pirâmide.
Supostamente serve para transmutar energia de ambientes, fazendo bem para os seres que vivem nele.

Ouija: O Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija é qualquer superfície plana com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para comunicação com espíritos. Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens. Na verdade, há um jogo de tabuleiro registrado no Departamento de Comércio estadounidense com o nome de Ouija, mas a designação passou a servir a qualquer tabuleiro que se utiliza da mesma ideia.









Pactum Pactorum: Nome do suposto ritual que promete permitir a pessoa que iniciada ter contato com entidades durante 20 anos e assim tendo o poder de contata-lás e pedir o que necessitar, não se sabe a validade desse ritual, sendo cobrado muito caro para ser feito.


Palmascopia: Augúrio tirado das palpitações notadas por meio da mão em diversas partes do corpo da vítima dedicada ao sacrifício.

Pantáculos: São todos os símbolos que possuem um significado de natureza mágica ou esotérica. Não confundir com pentáculos que possuem um significado mais restrito. Os ocultistas consideram como pentáculos apenas a estrela de cinco pontas, chamada de Pentagrama, e o Tetragrammaton, desde que devidamente envolvidos com um círculo.
Os pantáculos quando gravados em um talismã, dão a este a capacidade de irradiar as forças do Cosmos, atribuindo-lhe um aspecto ativo, diferentemente do amuleto e do simples talismã.
A palavra Pantáculo, de origem grega, é composta por pan-, que significa "tudo", e -kleo, que significa "honra", ou mesmo, "renome".

Patuá: O patuá é um amuleto muito utilizado por pessoas ligadas ao Candomblé, o amuleto é feito de um pequeno pedaço de tecido na cor correspondente ao Orixá, ao qual é bordado o nome do Orixá e colocado um determinado preparo de ervas e outras substâncias atribuídas a cada Orixá. A pessoa utiliza o Patuá especifico do seu Orixá no bolso da sua vestimenta, dentro de carteiras de cédulas, bolsas para obter proteção e sorte do seu Orixá. No Culto aos Egungun esse amuleto é chamado de Breve.


Pegomancia
: Adivinhação que se praticava nas fontes naturais de água lançando nela algumas pedras e observando seus movimentos dentro do líquido.

Peixes (Signo): Peixes ou Piscis é o décimo segundo, e último signo astrológico do zodíaco, situado entre Aquário e Áries e associado à constelação de Pisces. Seu símbolo é dois peixes. Forma com Câncer e Escorpião a triplicidade dos signos da Água. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos, Virgem e Sagitário. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os piscianos são as pessoas nascidas entre 20 de fevereiro e 20 de março. Símbolo : ♓.

Peratoscopia: Adivinhação baseada no significado atribuído aos fenômenos e coisas extraordinárias que apareciam nos ares.

Phillorodomancia: Adivinhação por meio das folhas de rosas. Os gregos faziam estalar os círculos feitos com elas sobre o dorso ou sobre a palma da mão, tirando deduções e interpretações do ruído que faziam. Hoje o costume permanece, mas como uma brincadeira infantil.

Profeta: Profeta no feminino profetisa (do grego: πρoφήτης, prophétes) pode significar a pessoa que é capaz de predizer acontecimentos futuros (veja Divinação); ou ainda uma pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus. Aos falsos profetas aplicava-se a pena de morte, na Lei Moisaica , muitos dos maiores profetas estão na bíblia , um exemplo de profeta é Nostradamus.

Psephosmancia: Espécie de adivinhação praticada pelos antigos que consistia em deduzir prognósticos através das figuras formadas por algumas pedrinhas escondidas na areia.









Que as Rosas Floresçam em Vossa Cruz: Saudação da Ordem Rosa Cruz.

Quiromancia: Estudo das condições morais e mentais da pessoa por meio de análise e interpretação da estrutura, forma e aspecto da mão e suas partes, e das linhas, pontos e outras figuras que aparecem se destacando na palma. A reunião dos dados, trazidos por estes caracteres que se relacionam de um modo claro e preciso com as influências e dominações astrológicas e sideromânticas, permite formular os ditames do destino que presidem a vida do consulente e penetrar, por conseguinte, no que lhe tenha reservado o futuro.

Quironomia: Parte da quiromancia que estuda a mão segundo seus aspectos e sua forma para deduzir caracteres e indicações que complementam, precisam e detalham a análise e interpretação das linhas e outros sinais existentes na palma da mão. A mão é o membro por excelência do homem. A mão da justiça é sinal de soberania. Beija-se a mão dos reis em sinal de submissão, a dos padres e benfeitores em sinal de respeito, e a das mulheres em prova de admiração. Quando alguém quer se casar, pede a mão daquele a quem ama; levanta a mão para reafirmar a sinceridade de suas palavras, e quando reza a Deus cruza as mãos, como se quisesse expressar com esta atitude sua debilidade e pequenez. No Oriente se suspende uma pequena mão de metal em todos os monumentos aos quais se quer preservar de mau-olhado. 0 trabalho manual engrossa as mãos, a ociosidade as afina. Também se considera a mão pequena como indício de mão de raça, e exagerando este princípio, a chamam mão aristocrática, esquecendo que a mão dos rudes e valentes cavaleiros da Idade Média era poderosa, forte e adequada à pesada espada que brandiam. As mãos grandes pertencem, portanto, em geral, aos trabalhadores; entre as pessoas cultas, denotam caráter minucioso e detalhista e indicam força física; largas e grossas são as mãos dos glutões e dos jactanciosos; largas e delgadas as das pessoas destras e hábeis em negócios. A mão grande, com palma compacta e carnosa é, além do mais, sinal de instintos e apetites grosseiros, e ao contrário, a palma pouco desenvolvida indica compleição delicada e gostos, instintos e tendências de imaginação mais elevados. As mãos grossas denotam rudeza de entendimento. As mãos pequenas são de pessoas de natureza afeminada, de imaginação rápida, mas perspicazes e prontas a perceber o conjunto das coisas. As mãos curtas indicam pessoas finas e fortes. "Se as mulheres têm a palma muito curta (diz o espelho da astrologia), é sinal de que vão parir com dificuldade, e as que têm a palma larga e os dedos proporcionais devem ser hábeis em muitas coisas, especialmente em trabalhos de costura." As mãos peludas - pêlos no dorso da mão, principalmente até sua parte inferior - são sinal de boa compleição, mas se estão desigualmente distribuídos e situados de um lado e de outro é indício de temperamento nervoso e delicado. Uma mão sem pêlos denota natureza fria, presunçosa e indolente. Toda mão seca e dura indica inflexibilidade de caráter, espírito altaneiro e amor à dominação, à atividade e ao positivismo. Esta é a mão dos comerciantes, agentes de negócios e grandes políticos. As mãos moles pertencem às pessoas inclinadas a ociosidade e aos aficionados do prazer fácil, do luxo e da pompa.

R

Rabdomancia: Adivinhação por meio da varinha de adivinhação.

Relicário: Objeto que permite guardar relíquias de um santo. Modernamente vem sendo utilizado como algo que se destine a guardar também hóstias e/ou imagens de santos.

Rhapcodomancia: Adivinhação que se praticava, abrindo casualmente um livro de poesia e tomando as primeiras palavras vistas pelo consultante como sendo a resposta para suas perguntas. Geralmente usavam-se nesta adivinhação as obras de Homero e de Virgílio.

Rudá: Rudá, na mitologia tupi, é o deus do amor, que vive nas nuvens. Sua função é despertar o amor dentro do coração das mulheres. É identificado com o deus Hórus egípcio.



Sacerdote ou Sacerdotisa (do latim Sacerdos - sagrado; e otis - representante, portando "representante do sagrado") é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular. Eles também têm a autoridade ou o poder de administrar os ritos religiosos, em especial, os ritos de sacrifício e expiação de uma divindade ou divindades. Seu cargo ou posição é chamado de Sacerdócio, um termo que pode também se aplicar a essas pessoas coletivamente.
 
Sciamancia: Sistema divinatório baseado na evocação das sombras dos mortos. Diferencia-se da necromancia e da psicomancia pelo fato de que não é a alma ou corpo do defunto que dá as respostas, mas uma sombra ou simulacro do falecido.

Sideromancia
: Conjunto de conhecimentos que englobam o estudo dos corpos celestes, seus movimentos e posições em relação à Terra, e do influxo que possam exercer sobre as pessoas e coisas terrestres. A sideromancia estuda o céu, como os caldeus e os egípcios o estudaram, de um modo integral, que compreende o aspecto astronômico e astrológico. Nos tempos remotos da civilização caldéia e das iniciações druídicas, astronomia e astrologia eram uma só coisa, tendo como base idêntica o estudo das verdades físicas e matemáticas; mas a astronomia de então não só estudava aquilo que chamamos de aspecto puramente científico, como também procurava suas relações com a vida universal e sua influência nos problemas da existência orgânica. E condicionando o saber no segredo dos colégios iniciáticos, somente saía fora deles a parte puramente astronômica, ficando escondida no mistério daquelas escolas sacerdotais toda a parte concernente aos estudos de predição metereológica do tempo e à astrologia.

Sagrado
: Sagrado (do latim sacratu) refere-se a algo que merece veneração ou respeito religioso por ter uma associação com uma divindade ou com objetos considerados divinos.

Sagitário (Signo): Sagitário é o nono signo astrológico do zodíaco, situado entre Escorpião e Capricórnio e associado à constelação de Sagittarius. Seu símbolo é o centauro. Forma com Áries e Leão a triplicidade dos signos do Fogo. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos, Virgem e Peixes. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os sagitarianos são as pessoas nascidas entre 22 de novembro e 21 de dezembro. Símbolo : ♐

Símbolo: O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um tipo de signo em que o significante (realidade concreta) representa algo abstrato (religiões, nações, quantidades de tempo ou matéria, etc.) por força de convenção, semelhança ou contiguidade semântica (como no caso da cruz que representa o Cristianismo, porque ela é uma parte do todo que é imagem do Cristo morto).Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa (para alguém).

Sistema Mágico: Junção de métodos, práticas e filosofias que unidas formam um sistema mágico, que pode ser seguido pelo magista.

Sefer Yetzirah: Sefer Yetzirah (ספר יצירה) é um texto antigo pertencente ao corpus da cabala judaica. O Livro Yetzirah é um dos remanescentes dos livros secretos hebraicos, um dos mais antigos e está ligado a literatura dos santuários e da carroagem, é uma das colunas secretas sobre a qual se baseia a kabbalah ou cabala.
O tempo da escrita não é conhecido, segundo a tradição ele teria sido obra de Abraão, mas outros dizem que foi escrito no quarto século da era cristã e o provavelmente teria sido escrito entre o século II e o século VI da era cristã.
O escritor declara ter descoberto o ato da criação de forma secreta e por isso, mesmo com as muitas contradições entre a teoria da criação prescrita na bíblia em relação as que foram escritas por ele, ele teme, pois revela muitas coisas secretas na Torah.
O texto inicia com as palavras "Em trinta e dois caminhos maravilhosos da sabedoria legislou YAH YHWH dos Exércitos, o Deus de Israel, o Deus vivo e Rei do Universo, Deus Misericordioso e Gracioso que se assenta para sempre, Santo é o seu nome e o seu universo."
32 caminhos, 10 números e 22 letras (alef beith)
O Autor declara que através destas contagens criou Deus o Universo e quando Abraão descobriu este segredo, compreendeu o segredo da fé.

Spodomancia: Sistema divinatório que se praticava na antiguidade por meio de cinzas procedentes das fogueiras dos sacrifícios.



Taijitu: (chinês) símbolo, circunferência que reúne os dois conceitos Yin e Yang em duas partes iguais, representando duas polaridades, duas forças complementares que compõem tudo o que existe. No Caibalion existe o Princípio da Polaridade, sugerindo que em toda a existência dois pólos se apresentam.

Teomancia: Parte da cabala que estuda os mistérios da divindade e os contidos nos nomes sagrados. Supõe-se que o seu conhecimento seja de tanta importância que os rabinos dizem que Moisés fez todas aquelas maravilhas graças ao seu profundo conhecimento da teomancia.

T.F.A.: Abreviação da Saudação, "Tríplice Fraternal Abraço", usada na Maçonaria.

Thelema: Prolongamento de 'thelo' (querer); uma determinação (a coisa propriamente), ou seja, (ativamente) escolha (especificamente, propósito, decreto; vontade abstrata) ou (passivamente) inclinação: – desejo, prazer, vontade.
Também se refere à doutrina ou filosofia religiosa difundida por Aleister Crowley a partir de 1904 nos moldes propostos pelo Liber AL vel Legis, publicação recebida por uma entidade auto-denominada "Aiwass", ministro de Cultura de Hoor-par-Kraat (o Deus Hórus). 

Triquetra: Triquetra muito, confundido com o Triskle/Triskele/Triskel, ele é usado para proteção, é um símbolo celta é comum ser visto em sites de Wicca ou no Paganismo, já que pode representar muitas coisas, a trindade, 3 estações do ano  (primavera, verão e inverno), a deusa de 3 faces, perfeição, o infinito do universo e muito mais.

Torii: Um Torii (em japonês: 鳥居) é um portão tradicional japonês, ligado à tradição xintoísta e assinala a entrada ou proximidade de um santuário.
O Torii é composto por dois pilares verticais, unidos no topo por uma trave horizontal (kasagi), geralmente mais larga que a distância entre os postes. Sob akasagi há outra trave horizontal, (nuki) que une os dois pilares.
Em torno desta estrutura básica, encontramos múltiplas variações, dependendo do estilo arquitectónico do Santuário e da sua divindade principal (saijin).
Os templos podem ter um ou mais Torii, indicando a crescente proximidade do local sagrado. Quando são vários, há, geralmente, um maior que é chamadoichi no torii (o primeiro torii). Além disso, os torii também podem estar integrados na tamagaki ou vedação que circunda o santuário.
Não há consenso acerca da origem dos torii. No entanto, simbolizam claramente a separação, mas também a proximidade, entre o mundo dos homens e o mundo dos kami.

Touro (Signo): Touro ou Tauro é o segundo signo astrológico do zodíaco, situado entre Áries/Carneiro e Gêmeos/Gémeos e associado à constelação de Taurus. Seu símbolo é um boi. Forma com Virgem e Capricórnio a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Leão, Escorpião e Aquário. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os taurinos são as pessoas nascidas entre 21 de Abril e 20 de Maio. Símbolo : ♉

Tulpa: Tulpa é uma entidade ou objeto que, segundo o budismo tibetano, pode ser criado unicamente pela força de vontade, envolvendo meditação, concentração e visualização intensas. Em outras palavras, a tulpa seria um pensamento tornado tão real pelo praticante que chegaria a assumir uma forma física, material.









Uchebtis:
Pequenas estatuetas colocadas nos túmulos egípcios, acreditava-se que os mesmos serviriam os mortos do outro lado trabalhando para eles em serviços braçais, ganhariam vida com a leitura de um trecho do Livro dos Mortos que ficava escrito em suas costas.




Virgem (Signo):Virgem ou Virgo é o sexto signo astrológico do zodíaco, situado entre Leão e Libra e associado à constelação de Virgo. Seu símbolo é uma virgem. Forma com Touro e Capricórnio a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos/Gémeos, Sagitário e Peixes. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os virginianos são as pessoas nascidas entre 23 de agosto e 22 de setembro. Símbolo : ♍.







W

Waidanshu: Alquimia chinesa voltada para a medicina.

X

Xilomancia: Sistema divinatório que usava pedaços de madeira para fazer as previsões. Está em completo desuso.









Yin Yang: Yin Yang é, na filosofia chinesa, uma representação do princípio da dualidade de yin e yang, o conceito tem sua origem no Tao (ou Dao), base da filosofia e metafísica da cultura daquele país.
Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:
  • Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente.
  • Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio.
Também é identificado como o tigre e o dragão representando os opostos.

Z

Zodíaco: Chama-se de zodíaco o conjunto de constelações ao longo do caminho aparente percorrido pelo Sol durante o ano. A palavra Zodíaco deriva do grego antigo e quer dizer "círculo de animais", as constelações presentes são: Aries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.








Fontes: Wikipédia em seus diversos idiomas.

Não encontrou o que procurava? Use a caixa de pesquisas:




Ou tente a sorte com a Página de Postagens Aleatórias.

9 comentários :

  1. Olá muito obrigado, mas acha que podia inserir aí o significado do "Pactum Pactorum". Thanks ^^

    ResponderExcluir
  2. Olas,

    Obrigada por partilhar seu dicionario.
    Copiei alguns verbetes para meu estudo.
    Tenho, porém uma duvida: em Sepher Yetsirat, vc cita 33 caminhos e depois 32 caminhos. Fiquei confusa.
    Poderia esclarecer, por favor.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Foi um erro mesmo, são 32 caminhos, perdão pelo erro hehehe.

      O diagrama do que é dito lá é a árvore da vida cabalística, bota no Google imagens que você vai ver, assim o estudo fica mais fácil.

      Muito obrigado pela observação, uma vez por mês dá uma passadinha pois eu atualizo a página com novos verbetes.

      Excluir
  3. Oi, Yuri! Hanna Weiss, prazer! Respondi um post teu sobre o Neil Gaiman lá no TdC.
    Posso contribuir contigo?

    _____________________________
    Caibalion: Livro de autoria não divulgada que resume o pensamento hermético em Princípios: Princípio do Mentalismo ("O Universo é Mental", a Criação é realizada mentalmente), Princípio da Correspondência ("O que está em cima é o que está embaixo", a Criação ocorre em um padrão que se repete), Princípio da Vibração ("Tudo está em movimento" mesmo que sejam as partículas dos átomos que compõem tudo ao nosso redor, e não vemos), Princípio da Polaridade ("Tudo tem o seu Complemento", dia e noite, calor e frio, som e silêncio), Princípio de Ritmo ("Tudo tem fluxo e refluxo, sobe e desce", contração e expansão se compensam), Princípio de Causa e Efeito ("Toda Causa tem seu Efeito, nada escapa à Lei", onde a 3a Lei de Newton indica que toda força gera uma força oposta de igual intensidade) e o Princípio de Gênero ("O Gênero está em tudo", a energia feminina e a energia masculina se manifestam).
    _____________________________
    Kami: (japonês) espíritos (cultuados no Xintoísmo). Interferem nos eventos humanos. Os maus são chamados Majin.
    Kuji-in: (japonês) meditação com sequência de nove mudras (gestos das mãos) acompanhados por nove mantras (sons emitidos): Rin-Pyō-Tō-Sha-Kai-Jin-Retsu-Zai-Zen.
    _____________________________
    Neteru: (egípcio faraônico, plural de "neter" deus, deusa) todos os deuses egípcios.
    _____________________________
    Taijitu: (chinês) símbolo, circunferência que reúne os dois conceitos Yin e Yang (ver Yin Yang) em duas partes iguais, representando duas polaridades, duas forças complementares que compõem tudo o que existe. No Caibalion (ver Caibalion) existe o Princípio da Polaridade, sugerindo que em toda a existência dois pólos se apresentam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado! Acabei de adicionar esses novos itens, o Dicionário de Ciências Ocultas anda meio parado porque estou atualizando o de mitologia.

      Vou logar lá para responder!

      Abs

      Excluir
  4. É esclarecedor e aumenta muito a nossa cultura

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.