Cabeçalho 2

sábado, 12 de agosto de 2017

Assim na Terra Como no Inferno

As Above, So Below é um filme mockumentary de 2014, veio para o Brasil com o título "Assim na terra como no inferno". O filme em forma de documentário têm como protagonistas a pesquisadora Scarlett Marlowe que busca a lendária Pedra Filosofal, o objetivo principal da alquimia medieval, uma pedra que transformaria metais em ouro, teria poderosas propriedades curativas e também seria um elixir da vida eterna. Após seguir várias pistas ela descobre que a está nas Catacumbas de Paris.

As Above, So Below





















Abaixo vou indicar algumas referências que encontrei, então cuidado com Spoilers!

A ideia de traduzir o título do filme As Above, so Below para "Assim na terra como no inferno" foi péssima, o nome em inglês faz uma alusão ao princípio hermético da correspondência: "O que está em cima é como o que está embaixo."

Scarlett, o nome da protagonista não é nada mais do que a palavra Escarlate, que significa "vermelho vivo", uma clara alusão a pedra filosofal.

A Pedra Filosofal como foi dito é o objetivo fundamental da alquimia, as lendas dizem que Nicolas Flamel, ou Nicolau Flamel foi quem conseguiu criar a mesma, ele viveu entre 1330 e 1418 na França, inclusive existe uma rua em sua homenagem, porém, é difícil saber onde termina o mito e começa a realidade. Pelos livros atribuídos ao mesmo surgirem centenas de anos após suas morte, muitos dizem que o mesmo nunca praticou realmente alquimia, que os livros se tratam apenas de traduções de outros livros que foram creditados a ele. Flamel era rico principalmente devido a um casamento com uma mulher duas vezes viúva de muitas posses e o trabalho como escrivão e livreiro juramentado, suas doações para a igreja e caridade fizeram que o mesmo fosse lembrado por muito tempo, até começarem a surgir livros supostamente escritos pelo mesmo.

As catacumbas de Paris são um um complexo de túneis, resultado a exploração calcário. Quando ocorreu uma superlotação de cemitérios e os restos mortais em excesso estavam causando doenças, várias medidas foram tomadas, uma delas foi transportar alguma ossadas para os túneis.
Nada indica que existam tesouros ou alguma coisa relacionada com os templários a não ser livros de ficção.
                                                                                                                                                                   
O escaravelho entalhado surge no momento que eles encontram um local sem saída, na realidade é uma das piores partes do filme, pois a correlação de "escaravelho" com "armadilha" não possui sentido algum. O escaravelho era um símbolo muito presente na cultura egípcia, o deus egípcio Khepri, é representado com a cabeça de um escaravelho.

Escaravelho

Após deduzirem que existe um enigma e pegarem a pista na anotação do livro, é comentado sobre os 7 planetas astrológicos: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Apesar de ser um filme sobre alquimia, e a protagonista ser especialista no assunto, não é feita nenhuma observação sobre os 7 planetas terem uma correspondência com os 7 metais da alquimia.

Ouro = Sol
Prata = Lua
Mercúrio = Mercúrio
Cobre = Vênus
Ferro = Marte
Estranho = Júpiter
Chumbo = Saturno

Os 7 Planetas

A gravura do homem e seu reflexo é conhecida por aparecer nos livros do ocultista Éliphas Lévi, como é explicado no filme é um símbolo para representar o microcosmo e o macrocosmo. É chamada de selo de Salomão e exemplifica de maneira perfeita o princípio hermético da correspondência.

Está escrito em Latim:
QVOD SVPERIVS - MACROPROSOPVS  (Superior Macrocosmo)
QVOD INFERIVS -  MICROPROSOPVS   (Inferior Microcosmo)



V.I.T.R.I.O.L é a abreviação da frase em latim:
Visita Interiorem Terrae, Rectificando, Invenies Occultum Lapidem.
Visita o Centro da Terra, Retificando-te, encontrarás a Pedra Oculta.


Para alguns essa frase é um enigma referente a criação da pedra. É uma frase encontrada nos livros de alquimia e nos rituais de algumas ordens iniciáticas, para alguns isso mostra que a pedra filosofal não é um objeto, mas sim a ideia de busca constante de aprimoramento interno, por meio disso o homem que é "Chumbo" se transformaria em "Ouro", mostrando que a parte da alquimia que busca a pedra filosofal seria algo espiritual. E é o que Scarlett faz, a retificação não seria só devolver a pedra, mas sim se retificar consigo mesma por se culpar pelo suicídio do pai, após isso ser feito ela consegue realmente ter o poder da Pedra Filosofal.

A inscrição "Deixai toda esperança, ó vós que entrais!" está entalhada em um arco que é a entrada do inferno no livro a Divina Comédia e não é presente em nenhuma mitologia como diz Scarlett.


Infelizmente existem algumas inconsistências históricas como a criação dos túneis que eram minas de exploração de calcário que era usado para a criação dos edifícios de Paris não bate com a época do nascimento de Nicolas Flamel, que nasceu quando os Templários já estavam próximos de serem extintos, embora isso possa ser flexibilizado sem problemas dentro de um contexto mais conspiratório.
O filme também deixa de aproveitar a rica simbologia da alquimia, algumas vezes preferindo colocar gravuras egípcias sem contexto ou base, além de pecar em não aproveitar em quase nada a referência da frase na entrada do inferno escrita em a Divina Comédia, pois poderia assim, fazer os túneis mais semelhantes aos círculos infernais descritos no livro.

4 comentários :

  1. A explicação para os problemas citados é bem simples: o roteirista desse filme é o "menino do Acre".

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Yuri nasci em 19 de março e tenho tido sinais estranhos tipo antecipar coisas aí fui pesquisar e achei algo sobre ANJOS DA HUMANIDADE. Vc já se interessou ou escreveu sobre o assunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí não têm base, a espiritualidade não usa calendários gregos.

      Abs

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.