Cabeçalho 2

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Grandes Astros: Superman

Eu já havia falado um pouco sobre Superman no meu texto sobre Jesus e Superman, mostrando a semelhança entre ambos. Na realidade essas semelhanças podem ser encontradas em personagens de diversas mitologias.

O arquétipo do filho de um deus que vive na terra, de um salvador misericordioso, de alguém que traz sabedoria entre outras coisas semelhantes são arquétipos que aparecem em diversas mitologias e vivem até hoje em outras formas, obviamente, não precisam ser tão iguais, pois tudo é fractal, logo toda energia, possui as outras dentro de si.

A ideia de Superman ser semelhante a um deus solar, aparece muito implícito por ai, acredito que os filmes antigos de Superman sem querer exploraram muito isso, lá Superman é misericordioso até com seu nêmesis Lex Luthor da qual podia simplesmente matar e vê a humanidade como uma criança inocente.





Muito posteriormente Superman é explorado nos mesmos moldes de um deus solar em All-Star Superman, um série em quadrinhos escrita por Grant Morrison e desenhada por Frank Quitely.

A série conta a saga de Superman antes de sua provável morte causada pelo excesso do que justamente o que ele dá os seus poderes, raios do Sol.

Morrison explica que a inspiração pra a escrever a série veio após encontrar em uma convenção de quadrinhos um homem vestido de Superman, que aparentava realmente ter saído dos quadrinhos, vendo como uma mensagem do universo, Morrison fez algumas perguntas sobre como era ser o Superman entre outras coisas e caracterizou aquilo como uma "Visão Xamânica", dando origem a série.

A série gira em torno do símbolo "Sol", ao mesmo tempo que a energia do sol aos poucos mata o Superman pela overdose de energia, a mesma energia é usada para purificar o sol que esta envenenado. Para salvar a Terra, Superman vai direto ao sol purificá-lo com sua energia, um ciclo que é fechado pelo sacrifício de Superman pela humanidade.

Se você quiser ver um modo diferente de entender como são deuses solares, ou ver uma das formas de se ver a energia da esfera de Tipheret essa revista é muito indicada, podemos ver Superman como um pai da humanidade, um Prometeu que traz a Luz, um Jesus que traz compaixão e misericórdia, um Hércules que realiza tarefas além da capacidade humana e um homem com seu deus interior desperto que consegue ver além do que os olhos humanos podem ver.

2 comentários :

  1. Bom texto, excelente desfecho!

    Existem outras mitologias engendradas na do Superman (que ao que parece, está sempre sendo reformulada). John Byrne, um cultuado argumentista e excelente desenhista, reformulou o Superman ainda nos anos 80/90 para o formato atual, onde os poderes divinos conflitam com paixões absolutamente humanas, foi só aí, depois de décadas à fio, que os escritoresdecidiram que o mesmo não era 'assuxuado' e colocaram o personagem pra definitivamente casar com sua 'eterna namorada Lois Lane'...

    Atualmente em Os Novos 52 (mais recente reboot da DC) o personagem é affeir da princesa amazona Diana, a Mulher Maravilha (que também teve sua origem recontada e agora, sendo filha de Zeus com a rainha Hypolita)... Essa possibilidade deixou o personagem ainda mais interessante. De um lado, temos o casal mais podeorso de super-heróis do Universo Dc, do outro, as intrigas e guerras por poder no Olimpo (onde Apollo, também um deus solar) trava alguns embates com Superman...

    Bom, esse universo me fascina! Curti demais a matéria! Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo seu comentário Wendel!
      Como sempre, um grande conhecedor de HQs hehehe

      Abs

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.