Cabeçalho 2

sábado, 22 de novembro de 2014

Constantine - Temp. 1 Ep. 4

Esse é o artigo sobre referências ao ocultismo, simbologia e mitologia do 4º episódio da 1ª temporada da série Constantine, se você não viu, também veja os artigos do , e episódio.

Então vamos para as referências:

Antes de mais nada é importante dizer que o 4º episódio é muito especial, pois é baseado em Hellblazer #1, que vale a pena você dar uma lida.

Hellblazer #1 Capa

Quando Gary está no aeroporto podemos ver que a garrafa que ele leva e que é posteriormente é aberta tem um desenho, ele é uma variação do Hexagrama de Salomão. 

Prender demônios em garrafas e frascos faz parte de diversas lendas como até por exemplo a do gênio da lampada, em alguns livros de goétia, também existem fórmulas para prender daemons em vasos ou arcas.


Hexagrama de Salomão


Enquanto John está desenhando o Hexagrama de Salomão ou o que ele chama de Selo de Salomão, Zed diz que o símbolo aparenta ser a Estrela da Davi, esse é um erro muito corriqueiro, geralmente a Estrela de Davi é desenhada com os traços sobrepostos ou mais largos, já o Hexagrama de Salomão com traços simples e os símbolos apresentados na imagem acima, o Tetragramaton e o Tau. 

Enquanto John desenha na garrafa o Sigilo de Salomão com o Taba'at Shlomo ou Anel de Salomão ele explica que o anel tem um forte magia de contenção, na realidade o que é atribuído esse poder é o selo de Salomão, é dito nos livros sobre Goétia, que o Hexagrama de Salomão devia ser mostrado para o espírito evocado para que o mesmo ficasse obediente e tomasse a forma que fosse pedida.

Quando John chega ao restaurante de Nommo, o mesmo diz que: "As tripas de cabra indicaram que você chegaria ontem". Isso se refere a forma de adivinhação feita por meio de tripas e órgãos de animais, na nossa língua essa prática é chamada de Arúspice, eram mais comuns entre os romanos e etruscos, mas acreditasse que era algo comum desde a idade do bronze.

Nommo é o nome dado a espíritos mitológicos do povo de Mali, segundo a descrição, eles seriam anfíbios humanoides. John também fala antes de visitar que o mesmo é um Xamã, isso explica ele usar a droga psicodélica da qual ele chama de Névoa para descobrir sobre o informações sobre Mnemoth. O antídoto da droga é chamado de Néctar de Nhialic, nome do supremo deus e  criador do mundo na mitologia Dinka.

Mnemoth é o nome dado ao demônio da série, embora esse nome não seja usado em nenhum demônio no mundo real ele é uma leve referência ao demônio Beelzebub, o senhor das moscas e que na modernidade é relacionado a Gula, infelizmente essa correlação só é mais forte nos quadrinhos, 

Ilustração de Beelzebuth no Dictionnaire Infernal de Collin de Plancy

Para finalizar vou deixar uma frase muito interessante dita pelo Constantine: "A energia psíquica está ao nosso redor. É como uma network."

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.