Cabeçalho 2

sábado, 14 de dezembro de 2013

Enciclopédia de Mitologia

A Enciclopédia de Mitologia é uma obra brasileira e resultado de um grande estudo feito por Marcelo Del Debbio, figura muito conhecida atualmente quando se fala de mitologia e também de ocultismo, dono de um dos sites mais acessados do mundo no assunto, o TdC.


Enciclopédia de Mitologia



A enciclopédia não fala apenas das divindades das diversas mitologias do planeta como também de objetos e locais que são importantes nessas mitologias, possui 640 páginas, 7.159 verbetes e 994 ilustrações. A enciclopédia é muito bem feita e bem diagramada, o que facilita a leitura, pode ser usada tanto para ser lido como para consultada para pesquisas, ou seja não é só um livro, mas também uma ótima ferramenta de estudo e pesquisa.

Um fato muito interessante sobre a Enciclopédia de Mitologia é que foi por meio da pesquisa dela que o autor conheceu e se interessou pela Kabbalah, assunto da qual Marcelo Del Debbio é uma das pessoas mais respeitadas do país, isso é uma grande dica, o conhecimento da mitologia das diversas culturas facilita muito o entendimento do assunto, que algumas vezes pode parecer complexo, eu mesmo entendi melhor a Kabbalah após estudar um pouco de mitologia.


"Enquanto eu fazia essa pesquisa que demorou mais ou menos 10 anos, eu fui reunindo informações, cada religião tem o "deus da guerra", "deusa da beleza", "deus da saúde", e comecei a compilar essas qualidades e características desses deuses e estava montando um diagrama meu, ai um dia na loja maçônica encontrei um rabino e ele olhou o diagrama e disse: Vai estudar Kabbalah."


O estudo da mitologia também é muito indicado para o ocultismo, dessa forma podemos entender como cada cultura via suas divindades, que na realidade são reflexos de partes das próprias pessoas.
Muitas das histórias da mitologia são contos iniciáticos, onde de certa forma o herói nada mais é que que uma correlação com o iniciado.

Se você quiser pode ver a qualidade do material, com uma amostra das 10 primeiras páginas, basta clicar aqui.

Um comentário :

  1. O problema do Marcelo assim como da Enciclopedia são as faltas de referências nos textos, não que seja tão ruim, com referências seria ainda melhor, traria mais o contexto científico pra estudar e saberiamos mais.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.