Cabeçalho 2

sábado, 29 de junho de 2013

MacGregor Mathers

Samuel Liddell "MacGregor" Mathers (1854-1918) nome real do ocultista MacGregor Mathers está entre os nomes mais importantes quando se fala de ocultismo, infelizmente sua fama não é tão alta embora tenha trazido e traduzido informações muito importantes e que simplificaram e desvelaram muitas coisas para o ocultismo ocidental.

Mathers traduziu muitos livros e textos que foram essenciais para os estudantes de ocultismo moderno, eram volumes em hebraico, francês e latim, alguns de muito difícil acesso na época, alguns deles são:

The Book of Abramelin - O Livro de Abramelin
The Kabbalah Unveiled - A Kabbalah Desvelada / A Kabbalah sem Véu 
Key of Solomon - A Chave de Salomão
The Lesser Key of Solomon  - As clavículas de salomão
Grimoire of Armadel - O Grimório de Armadel

Graças a sua tradução a Kabbalah pode ser melhor estudada pelos ocultistas, Dion Fortune deixa claro em seu livro The Mystical Qabalah - A Cabala Mística, considerado um dos melhores livros sobre o assunto, que recorreu algumas vezes aos escritos e traduções de Mathers muitas vezes.

Mathers participou de diversas ordens como a Maçonaria onde chegou a Mestre, fez parte da SRIA (Societas Rosicruciana in Anglia), mas é conhecido por causa da Golden Dawn, ordem que ele ajudou a fundar, após sua saída fundou o Alpha et Omega.

Existe também sobre ele uma confusão onde textos dizem que ele fez parte da Societas Rosicruciana in America, isso é um grave engano, não tem como ele ter feito parte pois ele viveu na Europa, se esteve em algum lugar da América foi por pouco tempo, repetindo, ele fez parte da Societas Rosicruciana in Anglia.
A SRIA se baseava em estudos mais fechados da Rosa Cruz e aberta apenas para Mestres Maçons.

A Hermetic Order of the Golden Dawn foi uma ordem que englobava diversos sistemas de magia, Mathers foi um dos fundadores e ajudou em muitas coisas na ordem, como por exemplo a organização do sistema de graus e rituais. Antes de tudo traduziu os documentos que serviriam como base para a criação dessa ordem. Algo muito interessante na época era a permissão de mulheres dentro da ordem e com direitos iguais, algo que não era muito comum até então.

A lenda de Mathers não acaba com sua morte, não existe evidência da forma que esse morreu, nem mesmo um documento como um atestado de óbito, sua esposa Moina Mathers disse que foi de gripe espanhola, e foi ela quem tomou conta da ordem Alpha et Omega até sua morte.

Um comentário :

  1. Muitos autores afirmam que a mulher de Mathers repetidamente acusou Aleister Crowley de ter desferido um ataque mágico fatal contra seu marido.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.