Cabeçalho 2

domingo, 2 de junho de 2013

Da Vinci's Demons - 1ª Temporada

Dia 16 de Abril aconteceu a estréia da série Da Vinci's Demons no Brasil, vendo as propagandas e a pessoa na qual seria inspirada a série achei que poderia ser bom assistir e escrever um post aqui sobre a série, infelizmente escrever sobre séries não é tão fácil como em filmes, pois há episódios que tem muita coisa para comentar e outros nada.

Da Vinci's Demons

A série se baseia em que pouco se sabe sobre a vida de Leonardo da Vinci (1452 – 1519) antes de certa idade, mas se acredita que ele já era um gênio desde sua infância, fora isso existem milhares de páginas de esboços e desenhos de invenções dele, logo pode ser que ele tenha vivido aventuras e ainda tenha tido uma vida muito produtiva enquanto jovem também.


Ídolo de Mitra
Mas isso não importa muito, o que achei que poderia ser aproveitada era a hipótese de que ele por ser um gênio talvez também tivesse feito parte de alguma ordem secreta ou iniciática, tendo acesso a conhecimentos que poucos na época teriam, afinal uma pessoa com tantos talentos com certeza poderia receber um convite para uma ordem, embora existam teorias como por exemplo as que aparecem no livro Código da Vinci, elas não são convincentes, pois estranhamento todos os guardiões na teoria eram todos famosos.

Podemos ver algumas coisas interessantes desde o começo, Da Vinci aparece usando ópio diversas vezes na série para ajudá-lo a organizar suas ideias, e diz que os sacerdotes egípcios usavam também.

E logo no primeiro episódio vemos uma ordem secreta, "Os Filhos de Mitra" que são guardiões do que é chamado de Livro das Folhas, um livro mítico que mostra alguns segredos da criação do universo.
Mitra é um deus solar que passou por diversas culturas, Persa, Greco-Romana e Indiana e que teve cultos em volta dele.

Um fato interessante é alguns dos nomes dos episódios são nomes de cartas do taro, apenas o segundo e terceiro que da qual o nome não tem a ver com taro, pelo menos não são arcanos de um deck que eu conheça.
Não sei quantos episódios serão filmados, até agora são esses listados abaixo:

01) O Enforcado (Arcano XII)
02) A Serpente
03) O Prisioneiro
04) O Mago (Arcano I)
05) A Torre (Arcano XVI)
06) O Diabo (Arcano XV)
07) O Hierofante (Arcano V)
08) Os Amantes (Arcano VI)

No decorrer da série vemos algumas coisas interessantes, Leonardo fala da geometria sagrada e algumas vezes se baseia na natureza para criar suas invenções.

Algumas vezes com uma simbologia muito interessante, por exemplo quando ele ao invés de fazer a ave columbina, cria uma ave semelhante a fênix, que no final da apresentação pousa em uma caixa de fogos de artifícios, representando a morte da mítica fênix, que se queima em seu próprio ninho para renascer.
Os nomes dos cidadãos famosos marcados na lista do Dragonetti são símbolos astrológicos, símbolos que tem significado não só na astrologia como também em outros campos como por exemplo alquimia.

A invocação dos filhos de Mitra é dita algumas vezes:

"Sou filho da terra e do estrelado céu, tenho sede, por favor, me dê algo para beber da fonte da memória."

Isso se refere a um culto ou até mesmo religião em volta do poeta Orfeu, algumas tábuas de ossos continham um texto semelhante onde se falava que a fonte da memória se referia a uma fonte chamada Mnemosyne que existia no submundo dos gregos, essa frase seria uma instrução para os mortos.

Abaixo o link para a continuação com a segunda temporada:

>>>>Segunda Temporada

22 comentários :

  1. Vi apenas uns 2 episódios desta série. Lendo o seu post, na parte da invocação dos filhos de mitra, me lembrei de uma música da Legião Urbana, do álbum "Descobrimento do Brasil" chamada "A Fonte"

    Segue o trecho

    "Do lado do cipreste branco
    À esquerda da entrada do inferno
    Está a fonte do esquecimento:
    Vou mais além, não bebo dessa água.
    Chego ao lago da memória
    Que tem água pura e fresca
    E digo aos guardiões da entrada:
    - Sou filho da terra e do céu.
    Dai-me de beber, que tenho uma sede sem fim.

    Olhe nos meus olhos, sou o homem-tocha
    Me tira essa vergonha
    Me liberta dessa culpa
    Me arranca esse ódio
    Me livra desse medo.

    Olhe nos meus olhos, sou o homem-tocha
    E esta é uma canção de amor"

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmmm
      Obrigado pelo comentário, mto bom!

      Excluir
    2. Quando eu ouvi essa musica tbm lembrei da frase dos mitras, pensei que só eu q tinha relacionado os dois.

      Excluir
    3. Boa tarde a todos! De fato a canção "A Fonte" de Renato Russo foi inspirada na mitologia grega onde podemos encontrar Lethos, o rio da memória, como nos conta o seguinte poema órfico:

      "Encontrarás à esquerda da Mansão do Hades, uma fonte,
      E a seu lado, um branco cipreste.
      Não te aproximas deste manancial.
      Mas encontrarás um outro junto à Fonte da Memória,
      De onde fluem águas frescas e, diante das quais há guardiões.
      Diz-lhes: "Sou um filho da terra e do céu estrelado;
      Mas minha raça é do céu (somente). Vós próprio o sabeis.
      E - ai de mim! - estou ressequido de sede, e pereço. Dai-me rapidamente
      A água fresca que flui da Fonte da Memória".
      E eles mesmos te darão de beber do manancial sagrado,
      E desde então tu dominarás entre os outros heróis".

      A bem da verdade, o conhecimento de transfere àqueles que o buscam numa busca incessante. A fonte da memória, do conhecimento é vastíssima e cabe a quem a deseja buscar a fundo.
      Cito o exemplo da Primeira carta do Apóstolo Paulo ao Povo de Corinto (Corintios, 13) que, em nossa língua virou poema através de Cecília e música através de Renato.
      Pobres de nós que nos contentamos com o pouco conhecimento que recebemos daqueles que, infelizmente, também não o possui. O verdadeiro conhecimento se encontra na fonte da memória.

      Excluir
  2. Estou postando aqui só pra vc saber que ainda olho seu querido blog. Gostei muito dessa postagem sobre a série e sinceramente nunca ouvi falar dela, enfim, so queria opinar sobre o post; acho que vc deveria criar um tópico de séries e um outro sub separando cada serie, por que se vc realmente começar a atualizar vai deixar esse texto muito longo e extenso pra leitura, fica cansativo, com as divisões fica bem melhor, alem de tudo vc pode colocar o nome dos episodios que vc faz suas atualizações como nome do titulo da postagem, beijos querido ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmmmm, obrigado pelas dicas moça misteriosa.
      Vou criar sim um tópico só pra séries, quando eu fazer um segundo texto sobre alguma série eu lanço essa aba, por enquanto fica mais fácil deixar na parte de filmes, pois ela já tem um bom número de textos.

      Realmente textos longos cansam, mas fica ruim eu separar por episódio pois alguns são só enrolação ou até mesmo tem uma ou outra referência, mas isso foi resolvido com a ideia de uma amiga, ela deu a dica de fazer um post por temporada, o que resolve esse problema e até outros.

      Obrigado pelo comentário e comente mais!

      Bjssss

      Excluir
  3. estou fascinado pelo conhecimento ,dei-me algo para beber e sacie a minha sede

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Yuri,
    bom,não sei si voce assiste,mas,uma serie que tem uma ligação tremenda com o ocultismo e Supernatural.Apesar de varias bizarrices que acontecem ao decorrer da serie,basta prestar um pouco de atenção que em cada episodeo,tem um pedacinho de ocultismo,o episodeo mais relacionado ate hoje que eu vi foi um da primeira temporada,o episodeo "Fé",da uma olhada depois.

    Abraço fera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu queria muito ter falado dessa série, embora tenha visto poucos capítulos, porém, já existem outros sites falando, dá uma buscada no Google que você vai achar muita coisa boa.

      Se eu fosse me dedicar a isso eu só ia repetir o que já foi dito.

      De qualquer forma, obrigado pela indicação!

      Abs

      Excluir
    2. A serie em si e otima,envolvendo humor,drama,ação e investigação,as primeiras temporadas são as melhores mesmo,mas cara,continua assistindo,a sere e otima mesmo ^^

      Abraço

      Excluir
  5. Baixando tudo pra ver. Depois digo o que achei.

    ResponderExcluir
  6. Assisti ao 1º episódio da série Da Vinci's Demons, gostei e fui pesquisar sobre o assunto. Gostei muito do seu blog. Parabéns...

    ResponderExcluir
  7. Caro Yuri comecei a ver a série agora e estou gravando-a, mas gostaria de saber qual é a série que o Gabriel Fraga se refere? Não entendi direito o comentário dele.

    Abraço,
    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Supernatural é uma série bem famosa Sergio, dá uma pesquisada.

      Excluir
  8. Estava mesmo interessado em ver a série! E com este post (muito esclarecedor) só motivou a começar a assistir!

    ResponderExcluir
  9. os inimigos do homem buscam ofuscar o livro das folhas, mas davinci obterá exito,mas afinal, em qual universo/dimensão?

    ResponderExcluir
  10. A busca pelo Livro Das Folhas. ainda não terminou.
    Olhe a história papal até os dias de hoje, e verás que a divergência política ainda existe!

    ResponderExcluir
  11. Água Viva
    Raul Seixas
    Eu conheço bem a fonte
    Que desce aquele monte
    Ainda que seja de noite
    Nessa fonte está escondida

    O segredo dessa vida
    Ainda que seja de noite
    "Êta" fonte mais estranha,
    que desce pela montanha
    Ainda que seja de noite.

    Sei que não podia ser mais bela
    Que os céus e a terra, bebem dela
    Ainda que seja de noite

    Sei que são caudalosas as correntes
    Que regam os céus, infernos
    Regam gentes
    Ainda que seja de noite
    Aqui se está chamando as criaturas

    Que desta água se fartam mesmo
    às escuras
    Ainda que seja de noite
    Ainda que seja de noite...

    Eu conheço bem a fonte
    Que desce daquele monte
    Ainda que seja de noite
    Porque ainda é de noite!
    No dia claro dessa noite!
    Porque ainda é de noite

    ResponderExcluir
  12. É uma série fantástica! Para quem quer começar a ver, eu recomendo. Estou esperando lançar as legendas dos 3 últimos episódios para poder concluir. Gostei bastante do seu post Yuri, e muuuita coisa se desenrola até a 3º temporada, só é uma pena eles terem parado na 3º.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Nossa, que bom que você comentou, nem estava lembrando dessa série, vou começar a ver essa nova temporada. Pois é, também achei triste fazerem isso com uma série que poderia se tornar histórica, mas se eles querem perder dinheiro, azar deles.

      Abs

      Excluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.