Cabeçalho 2

sábado, 3 de novembro de 2012

Surfista Prateado

Quase como um semideus, Surfista Prateado é um dos heróis mais memoráveis do universo Marvel.
Foi criado por Jack Kirby e Stan Lee em 1966, surgiu pela primeira vez na revista do Quarteto Fantástico, nessa época o Quarteto era uma das HQ´s mais lidas e Stan Lee já era um cara muito respeitado e diferente de hoje o Surfista era muito conhecido.

Surfista Prateado

Quando Galactus, o Devorador de Mundos ameaça destruir o planeta Zenn-La, um habitante do planeta chamado Norrin Radd oferece servir a ele em troca de manter o seu planeta salvo e principalmente sua esposa.
Após isso ele recebe uma pequena parcela dos poderes de Galactus e uma prancha e se torna o Surfista Prateado.

Após se voltar contra seu mestre Galactus para ajudar nosso mundo, ele é aprisionado aqui como modo de punição e no decorrer desse tempo ele se torna um novo herói do planeta, qualquer semelhança com anjos caídos é pura coincidência.
Essa coisa de um grande ser passar um tempo na terra como punição não é original dessa história, é semelhante ao mito de Prometeu que é punido por ajudar a humanidade.
Com o passar do tempo Surfista consegue se libertar da sua prisão na Terra, então começa uma fase diferente, da qual ele se torna um viajante espacial e nem por isso deixa de ser um herói e também ganha séries, uma revista e aventuras só dele.

Créditos Francesco Francavilla

Na essência Surfista se torna um herói voltado a filosofia, durante a história grandes pensamentos são transmitidos e isso fez da história algo muito original, na maior parte das vezes ele é meio infeliz, não entende porque a humanidade é tão burra e primitiva, principalmente quando se fala na massa.
Por causa disso o Surfista chamou a atenção de universitários também, segundo Stan Lee quando ele ia dar palestras em faculdades a maior parte das perguntas eram sobre o Surfista e suas reflexões a cerca da humanidade, porém segundo o criador ou co-criador nada disse foi proposital.

É interessante ter uma visão de ocultista quando ler, Surfista é um exemplo de ser evoluído tanto no poder como no pensamento, porém rodeado por seres que não estão no seu nível, ele seria a criatura que está no meio termo, não é nenhuma criatura comum mas também não é nenhum deus.
Por outro lado ele lembra muito a pessoa espiritualizada ou que passa por um processo de mudança interna de evolução e se vê distante das outras pessoas como se elas não pudessem ver o que ele pode ver.

Surfista Prateado Parábola

A própria cor dele simboliza a proximidade da perfeição, na alquimia, a prata seria o penúltimo estágio para a perfeição, o último seria o ouro.

Para quem quiser ler e conhecer um pouco desse herói procure "Surfista Prateado - Parábola" uma parceria de Stan Lee com Moebius.
Uma curiosidade é que o famoso Dr. Manhattan da série de quadrinhos Watchmen escrita por Alan Moore foi baseado no Surfista Prateado, tanto na aparência como também na parte psicológica.

3 comentários :

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.