Cabeçalho 2

sábado, 15 de setembro de 2012

Thor

Desenho de Thor
Diferente dos atributos e do modo que esse deus pode parecer ter e da forma que pode estar atualmente no inconsciente coletivo das pessoas por causa de filmes e quadrinhos o deus Thor é uma divindade muito mais profunda, sábia e virtuosa do que parece.

Thor, na língua nórdica Þórr nome derivado de Þunraz que significa Trovão e também chamado de Ásaþórr, Ökuþórr, Hlórriði e Véurr, como o próprio nome diz é o deus do trovão das culturas germânicas e nórdicas.

Mas Thor não era apenas associado ao trovão e o raio como também as batalhas, agricultura, fertilidade, proteção, cura, justiça, consagração e viagens, tudo dependendo da região e da época.

Filho de Odin o principal deus nórdico e Jord a deusa de Midgard, a terra.

Thor tinha 3 objetos mágicos:

O martelo Mjölnir: A arma mais temida dos deuses que podia lançar raios e sempre voltava para a mão de seu dono depois de lançada contra os inimigos, nunca errava o alvo e podia diminuir de tamanho podendo ficar escondida embaixo de um manto por exemplo.
Existem muitas histórias sobre o martelo a mais conhecida é que ele foi feito por 2 anões artesãos.


Pingente do Martelo Mjölnir
Mjölnir se tornou símbolo do deus e foi usado como um amuleto muito popular na era viking, costume que ainda continua vivo até hoje.
Existem alguns boatos que dizem que quando o cristianismo começou a ser difundido o símbolo do martelo foi usado como forma de desafiar os cristãos que usavam a cruz, é muito comum encontrar em tumbas corpos com colares com o pingente em forma do martelo.


ThorO martelo teria um cabo curto e a forma que é representado muda de acordo com a região, existem milhares de versões do martelo algumas com inscrições.

Luvas Járngreipr: Luvas de ferro que usava para segurar o martelo.

Cinto Megingjard: Cinto que aumentava sua força em 10 vezes, outros dizem que apenas dobrava a força.

Ele também tinha uma carroça voadora puxada por dois bodes chamados Tanngrísnir e Tanngnjóstr, as vezes ele sacrificava os bodes, os cozinhava e os comia, depois os ressuscitava novamente.

O pouco que se sabe sobre Thor é dito em poemas épicos, as Eddas que são textos em versos, alguns com aventuras inusitadas como Thor se disfarçando como a deusa Freyja finge ir se casar com um gigante para recuperar seu martelo roubado por ele, Loki vai com ele disfarçado de serviçal.

No seu primeiro casamento com Járnsaxa a giganta teve Magni (Força), Thor também tinha um filho chamado Modi (Coragem) da qual não se sabe quem era a mãe.
No seu segundo casamento com Sif uma deusa guerreira teve duas filhas Lorride e Thrud (Força e Poder) e também temos seu enteado Uller, deus da morte, justiça e inverno.

Algo que chama a atenção é que Thor tem muita semelhança com outros deuses como Zeus, Hércules e Indra e outros, esse assunto foi comendado aqui, o que mais chama atenção é a relação de Thor com Zeus, ambos protetores da terra e dos homens, grandes guerreiros, deuses do trovão, são lembrados no mesmo dia da semana (Quinta-Feira), filhos de deusas que representam a terra Gaia e Jord.

Muito sobre esse deus se perdeu durante o cristianização, mais tarde quando o cristianismo prosperou Thor foi considerado um demônio ou como o próprio diabo assim como outros deuses.

Thor é um arquétipo procurado por ocultistas quando se precisa de força, coragem e atributos do planeta Marte.



Conheça também o Dicionário de Mitologia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.