Cabeçalho 2

quinta-feira, 15 de março de 2012

Geber

Desenho de Geber
Abu Musa Jabir ibn Hayyan (جابر بن حیان ) ou em outras línguas apenas Geber ou Jeber foi um importante alquimista e químico persa ou árabe e tem os títulos de "pai da química moderna" e "pai da alquimia árabe".

Ele nasceu na região do Irã e segundo dizem ele foi conhecedor e estudioso de química, filosofia, astrologia, geologia, medicina, biologia e farmacêutica.
Nasceu em 721 ou 722 depois de Cristo e morreu entre 808 e 815.

Era filho de um farmacêutico o que possivelmente influenciou ele a começar seus estudos, ele praticou medicina e posteriormente a alquimia.

Geber se tornou importante após de certo modo conseguir passar os conceitos antigos de alquimia para a química, transformando o místico em científico e muitas descobertas nesse campo são creditadas a ele e também a criação de ferramentas essenciais para a química, entre suas descobertas estão os ácidos clorídrico e nítrico.

Pela enorme quantidade de manuscritos que tem o nome dele alguns chegaram a conclusão de que outros autores assinavam como ele para poderem propagar o conhecimento e ideias, dessa forma elas seriam melhor aceitas, o que deixa também essa ideia é que não apenas livros de química/alquimia são assinados por ele, mas de outros diversos assuntos, algo semelhante ao que ocorre com Hermes Trismegistos.

A alquimia na antiguidade era uma mistura de conhecimento técnico de química em conjunto com um pensamento místico, mas não era profundamente estudado de modo cientifico, apenas se sabia que funcionava e assim já estava bom.
Geber modificou isso usando da investigação experimental, o que acarretou em uma revolução nesse campo, descobriu os cristais ácidos e  novos processos químicos, coisas que não se aprenderia na escola sem ele.

 Vieram também melhorias em coisas básicas como curtir couro, desenvolvimento de aço e outros metais e tingimento de tecidos entram nessas descobertas, coisas que parecem banais atualmente mas que na época não eram.

Mais tarde os livros de Geber chegaram a Europa e foram traduzidos e lidos por vários séculos.

Entre seus livros mais famosos temos:
  • Kitab Alkhálais:  O livro das pedras.
  • Kitab Alghamar: O livro da prata.
  • Kitab Achams : O livro do ouro.
  • Kitab Al Asrar: O livro dos segredos.
  • Kitab Azi Abagh : O livro do mercúrio.
  • Kitab al Waçiyya : O livro do testamento.
  • Kitab Alhudud : O livro dos limites.
  • Kitab Arahman : O livro da misericórdia.
  • Kitab Alkhawáss :  O livro das propriedades.

2 comentários :

  1. Mais uma vez trazendo um conhecimento realmente "oculto" para nós! Nunca havia ouvido falar sobre Geber! Sempre entro aqui e cada vez que entro encontro conhecimentos valiosos! Sempre saio ganhando lendo esse blog! Entro de mãos vazias e saio milionário!
    Parabéns Yuri pelo maravilhoso blog!
    Vida londa ao TsMO! xD

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.