Cabeçalho 2

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Mangás, Animes e Ocultismo

Mês das crianças e quem já não é tão criança relembra sua infância, e com isso muitos animes são antigos são relembrados.

Muitas vezes vejo pessoas maravilhadas em descobrir que o que encontram nos estudos de ocultismo, já havia sido visto em um e outro anime.

Isso não é mera coincidência, muitos animes se baseiam em temas do assunto que conhecemos por Ocultismo.

O exemplo que ocorreu comigo mesmo a muitos anos foi quando vi pela primeira vez um pentagrama.
Foi a muitos anos no desenho: Fly, o Pequeno Guerreiro, onde o Mestre Avan traçava um pentagrama gigante dentro de uma ilha deixando ela protegida de qualquer influência externa que fosse negativa.

E bem mais tarde eu soube que uma das muitas representações do Pentagrama é proteção e o azul era usado para o famoso Ritual Menor do Pentagrama.

Até posso dizer que muitos chegaram ao ocultismo por meio de animes, não que isso seja ruim, a não ser que a pessoa use isso como uma fuga da realidade. 

O que ocorre é que desde o principio uma parte dos mangás foram baseados em assuntos mitológicos, folclóricos e até religiosos, e essa foi a receita do sucesso de muitos mangás.
 
Aos poucos os produtores foram mais longe e se basearam em pesquisas mais aprofundadas de mitos e histórias.
Com essa busca foi se entrando cada vez mais em assuntos mais complexos e abrangendo magia, ocultismo e até filosofia as vezes, tudo isso com fundamentos muitas vezes sérios, mas um pouco exagerados.
Como exemplo temos Fullmetal Alchemist que usa muitos conceitos de alquimia mesmo que muito misturados com fantasia.

Todos nós sabemos que o corpo tem energia, mas sabemos que não dá para deixa-lá visível e nem fazer coisas que o Goku faz no Dragon Ball, embora existam casos estilo John Chang.

Depois vieram os animes, baseados nos mangás mas para televisão, isso fez com que as histórias fossem mais acessíveis ao mundo inteiro.

Algumas vezes por serem provindos de países do outro lado do mundo fica difícil identificar os temas no qual foram espelhados, como muitas vezes ocorre de um personagem ou até a história do anime ser baseado em algo conhecido por aquela cultura.

Por meio disso muitas pessoas mal informadas caíram em cima ao ponto de dizer que tudo é do capeta, mas são nada mais que estudos aprofundados.


Assim cada vez mais cedo as crianças tem contato com temas relacionados a ocultismo, com simplicidade.
E apesar dos pesares, é sempre muito recomendado que não se leve esses animes muito a sério.

Um comentário :

Olá! Obrigado por fazer seu comentário!
Saiba que todos os comentários são responsabilidade e opinião dos seus autores e não do site.
Por favor evite ao máximo colocar links de outros sites a não ser que seja necessário, também não faça propagandas do seu site ou blog aqui.